A limpeza de caixa d´água é um procedimento importante para garantir a qualidade da água consumida.

No Estado do Rio de Janeiro existe uma lei que “estabelece a obrigatoriedade da limpeza e higienização dos reservatórios de água para fins de manutenção dos padrões de potabilidade.” Lei n.º 1.893, de 20.11.91. Além da limpeza de caixa d’água, deve ser realizada a desinfecção e coleta de amostras para confirmação da potabilidade da água.

Segundo a lei, todos os estabelecimentos que possuem reservatórios com água designada ao consumo humano podem ser inspecionados por fiscais dos órgãos responsáveis, como a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A limpeza de caixa d´água é um procedimento de higienização que deve ser realizado de 6 em 6 meses no mínimo para total segurança. Se houver imprevistos, o serviço pode ser realizado novamente em menor tempo.

Outra regulamentação é a da portaria nº 2.914 de 12 de dezembro de 2011, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

A falta de limpeza de caixa d’água causa diversos problemas

Recentemente foi noticiado no jornal O Globo um vídeo de um homem que retira baratas de dentro de uma caixa d’água sem manutenção nenhuma. O problema só foi notado porque o cano estava entupido, mas ninguém sabia que o problema era com baratas. No bairro foram diagnosticados vários casos de doenças por conta dessa negligência.

A entrada de insetos e animais é algo comum se houver má vedação da caixa d’água. Geralmente elas ficam no topo das edificações, local de difícil acesso e controle. Com isso, a água pode ficar contaminada por microrganismos que transmitem uma série de doenças que atacam o sistema gastrointestinal. A limpeza de caixa d’água é uma forma de inspecionar essa invasão indevida.

Além disso, sujeiras podem se acumular no recipiente. Mesmo fechado, os minerais da água, se ela ficar parada por muito tempo, podem descer e formar lodo. Todo cuidado é importante quando falta água na rede de abastecimento. O fluxo desse recurso natural pode voltar com sujeiras como areia e terra, que estavam aglomeradas em tubulações.

Limpeza de caixa d’água previne criadouros de dengue

Um dos insetos que mais se beneficiam com a má manutenção da caixa d’água é o mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Isso porque eles escolhem locais perto de água parada e limpa para depositar seus ovos. Depois da eclosão, surgem as larvas que ficam nadando na água da caixa d’água até o mosquito se tornar adulto. A limpeza de caixa d’água é uma forma de evitar a proliferação do mosquito.

Solicite orçamento para limpeza de caixa d’água

Contrate uma empresa confiável para realizar a limpeza de caixa d’água. Os técnicos da Trena Reformas recebem treinamento contínuo e seguem as normas de segurança para realização do trabalho, além de serem treinados para evitar desperdício de água e realizar a higienização de forma eficiente. Solicite um orçamento!