A decoração de um quarto deve sempre corresponder à personalidade e gostos pessoais do indivíduo. Afinal de contas, é no cômodo que ele passará boa parte do seu tempo, especialmente descansando. Quando o ambiente é de um casal, porém, essa decoração pode ser pouco mais complicada – mas nem de longe impossível. Uma incrível dica é se aproveitar das cores para quarto de casal!

Mais do que os objetivos de decoração e estilos dos móveis, as cores fazem imensa diferença em um espaço. Por meio delas, é possível tornar o local mais sóbrio, mais elegante, alegre…. Por isso, é fundamental escolher os tons com cuidado, especialmente para quarto de casal.

De modo geral, é sempre interessante que as tonalidades transmitam tranquilidade. Isso uma vez que, como já citado, o cômodo é aquele em que os indivíduos mais passam o tempo. Para se ter uma ideia, cada sujeito passa pelo menos um terço de sua vida na cama!

Acompanhe o texto e saiba como escolher as melhores cores para quarto de casal! Aqui, você também poderá visualizar algumas imagens, com ideias para a sua decoração.

As melhores cores para quarto de casal

Não existem cores proibidas para aplicação no quarto. Contudo, é necessário refletir sobre a sensação que você deseja ter ao adentrar o espaço. Para tranquilidade, os tons claros são os mais indicados. Já para toques de personalidade e intensidade, as opções são as tonalidades escuras.

É importante destacar, de qualquer forma, que quando falamos de cores no ambiente, não estamos nos referindo apenas aos tons das paredes. Os objetos que comporão o espaço também precisam ser avaliados. Mobiliário, roupas de cama, quadros, cortinas…. É essencial harmonizar os tons de todo o espaço, para que a sensação desejada seja mantida.

Isso não significa, contudo, que você deva conceber um quarto monocromático. Até porque, ambientes deste tipo costumam ser entediantes. Em vez disso, estabeleça uma tonalidade prevalente, e invista em outras quatro ou cinco cores. Combinados e distribuídos da forma correta, os tons terão ótimo resultado visual.

Cores claras

Os chamados tons pastéis, bem claros, são os mais interessantes para a decoração de um espaço quando o objetivo é transmitir calma e serenidade. Por isso eles são alguns dos preferidos dos quartos, um espaço de descanso.

Além dessa sensação, o uso de cores claras faz parecer que o cômodo é maior do que realmente é. Ou seja, os tons ampliam o ambiente. Quando o pé direito é alto, ainda melhor, pois os tons claros acentuam ainda mais a amplitude vertical. Algo muito diferente do que as cores escuras fazem, de “fechar” o espaço.

Por isso, invista no branco e cinza. E também em tonalidades claras da cor que você desejar, como o verde, laranja, amarelo, azul, rosa, vermelho e outros.

Cores vivas

Já cores vivas e intensas, como o alaranjado e o amarelo, podem deixar a decoração mais alegre e “alto astral”. No entanto, tenha sempre o cuidado de não exagerar. Se aplicadas em demasiado, as tonalidades poderão causar cansaço visual, e tornar a disposição do espaço incômoda.

É interessante, por exemplo, balancear os tons mais intensos com cores pasteis. Especialmente o branco, que é ótimo associado a qualquer colorido.

Cores escuras

Cores escuras são indicadas apenas para grandes quartos. Isso já que, como explicado, os tons muito intensos tornam o espaço visualmente menor. Se o cômodo realmente por pequeno, permanecer nele poderá gerar algo muito semelhante à sensação de claustrofobia.

Uma dica interessante é aplicar a cor forte, como um preto ou violeta, em uma única parede. Essa estratégia cria um aspecto interessante de profundidade no ambiente.

Para frequentes mudanças

Se você e seu cônjuge são do que tipo que gostam de sempre mudar a decoração, as cores podem ser um problema. Imagine, por exemplo, que você escolham pintar uma das paredes do quarto de laranja. Com o tempo, porém, acabam adquirindo móveis e quadros em um intenso tom de verde. A combinação não será das mais agradáveis visualmente.

Neste caso, invista em paredes brancas ou, principalmente, em um tom de cinza frio. O cinza é elegante e combina com qualquer tonalidade, sem destoar mesmo após uma grande mudança.

A psicologia das cores

Ao utilizar cores para decorar seu quarto, um aspecto interessante é que é possível escolhê-las de acordo com a emoção que se deseja transmitir. Afinal de contas, cada tonalidade, de tinta, objetos ou móveis, pode instigar uma sensação diferente nos indivíduos.

Veja o que algumas cores transmitem:

Vermelho

Não é a toa que dizem que o vermelho é a cor do amor, da paixão. Sua intensidade transmite também sensualidade, mas desde que o tom não seja utilizado de forma exagerada. Do contrário, ele pode tornar o ambiente muito “carregado”. Então, procure investir no tingimento de uma única parede com a cor.

Verde

A cor verde é a que transmite esperança, vigor. Ao mesmo tempo, ela pode remeter à natureza, especialmente se utilizada em tons mais claros.

Laranja

Ao utilizar o laranja na decoração, você transmitirá a ideia de fartura ao seu quarto. Essa alternativa também costuma estimular a energia e a criatividade do casal.

Amarelo

São várias as sensações oferecidas pela aplicação do amarelo no ambiente. Entre elas, podemos citar: alegria, conforto, prosperidade e aconchego. Tudo depende da quantidade e intensidade da cor utilizada.

Azul

Um quarto predominantemente azul transmite a sensação de tranquilidade. O tom é ótimo para acalmar, e consegue também oferecer certo frescor, inclusive em dias quentes. Os resultados são os mesmos quando o lilás é utilizado.

Preto

Ao utilizar o preto, tenha cuidado. A cor muito escura, ou utilizada de modo exagerado, pode gerar um espaço melancólico. Na medida certa, porém, ele transmite poder e elegância.

Roxo

Quem se utiliza do roxo no quarto tende a obter a sensação de equilíbrio entre a sabedoria e o amor. Ou seja, cria um espaço onde a razão e a emoção andam juntas, de forma harmoniosa.

Rosa

Se o objetivo do casal for reavivar seu relacionamento, o rosa pode ajudar. Isso porque, ele é feito da mistura entre o vermelho (amor) e o branco (tranquilidade). Esse equilíbrio é relatado como um ótimo aliado para muita gente.

Cromoterapia: para insônia e relaxamento

Você já ouviu falar da cromoterapia? O método é uma terapia que se utiliza das cores e luzes para o tratamento de uma série de desordens, principalmente emocionais. Logo, é possível pensar esse aspecto no momento de definição das cores de objetos e paredes do quarto de casal.

Para quem sofre insônia, por exemplo, é uma ótima pedida investir em tons escuros. Isso inclui opções como o cinza escuro e o marrom, que poderão enfatizar a sensação de aconchego. Ao mesmo tempo, as tonalidades tornam o espaço mais “sombrio”, algo que pode ser interessante principalmente pela manhã, quando a luz do sol costuma atrapalhar o sono de algumas pessoas.

Agora, se você deseja relaxar, a melhor opção é o branco. Seja ele comum, seja mais voltado ao tom creme. A cor transmite tranquilidade e torna o repouso mais simples.

Feng Shui

Outro modo de escolher as cores para decoração do quarto é considerar o Feng Shui. Ou seja, uma corrente de pensamento que considera que as cores e posicionamento dos móveis em um ambiente afetam diretamente suas energias positivas e negativas.

Acompanhe o que cada cor significa de acordo com o Feng Shui:

  • Azul: tranquilidade, harmonia, espiritualidade, sabedoria e conforto. É interessante evitar tons de azul claro, pois sua característica de calmaria pode tornar as energias do ambiente monótonas.
  • Roxo: prosperidade, espiritualidade, aconchego e sabedoria. É o tom do equilíbrio, e pode facilitar a ligação entre o amor e a razão no momento do cultivo de uma relação saudável.
  • Vermelho: paixão, vitalidade, autoestima e poder. Como o tom vermelho tende a ser intenso, é indicado que ele sempre seja utilizado em apenas um ponto, como destaque. Logo, pode ser aplicado em uma parede, ou então em um grande móvel.
  • Amarelo: prosperidade, sabedoria, comunicação e espontaneidade. Ao utilizar a cor, tenha cuidado apenas em não exagerar. Do contrário, sua característica de vivacidade pode dificultar o descanso.
  • Rosa: felicidade e união. Escolher o tom é interessante principalmente para casais que não estão em seu melhor momento, mas que desejam melhorar a relação.
  • Cinza: sobriedade, neutralidade e equilíbrio. A energia do cinza é ótima para a resolução de conflitos, mas precisa ser balanceada com cores mais intensas. Do contrário, a vida do casal também poderá cair na monotonia.
  • Verde: conquista de objetivos e criatividade. Utilizar o verde é indicado principalmente para casais no começo da vida a dois, pois a energia transmitida pela tonalidade facilitará a construção de uma nova jornada, juntos.
  • Branco: limpeza, pureza e paz. A energia transmitida pela tonalidade pode causar ansiedade, e por isso é fundamental equilibrá-la com outros tons. Nada de investir em um quarto de casal completamente branco!

Escolheu a melhor combinação e cor para o seu quarto?

Sabemos que irá precisar de um profissional para dar aquela caprichada na pintura do seu quarto.

Entre em contato conosco, que iremos ter o prazer em realizar o seu atendimento: