Reformar o apartamento gastando pouco, mexendo menos ainda e alcançando resultados surpreendentes é o sonho de qualquer proprietário.

Além de saírem, muitas vezes, mais caras que o esperado, principalmente quando não é feito um planejamento correto, as reformas ainda exigem uma grande quebradeira.

Para quem está morando no apartamento em obras, isso torna-se um verdadeiro problema, fazendo com que seja um período de alto estresse.

Entretanto, é possível modificar seu apartamento com uma reforma com pouca intervenção, você sabia?

Se o seu desejo é fazer uma obra sem mudanças radicais, então esse texto é para você.

Aqui eu trarei algumas dicas simples para você fazer uma obra de reforma com pouca intervenção no seu apartamento.

Os resultados são surpreendentes e os trabalhos no imóvel não tiram a sua paz, já que são rápidos, práticos e com pouquíssimas modificações estruturais.

Acompanhe o artigo até o final e fique por dentro de tudo!

DICAS PARA REFORMAR COM POUCA INTERVENÇÃO

1. Modificar o piso sem tirar o antigo

É possível modificar todo o piso do seu apartamento em uma reforma com pouca intervenção, ou seja, sem precisar tirar o antigo (que dá um trabalhão e exige uma enorme quebradeira).

Para isso, você deve usar revestimentos que “escondem” o original ao serem colocados por cima, de modo prático e fácil.

O principal revestimento para essa finalidade é o piso vinílico, que tem uma aplicação rápida, prática e sem sujeira.

Além disso, o piso vinílico é fácil de ser limpo e antialérgico, o que facilitará para o seu dia a dia sem gastar horas com limpeza e também a sua saúde.

Para aplicar esse revestimento não é necessário mais do que dois dias, um para preparar o piso original e outro para fazer a aplicação em si.

Uma solução atual e bem recorrente é usar porcelanato e/ou piso cerâmico com uma solução de assentar piso sobre piso ou seja você instala esse tipo de material sem quebradeira.

Isso economiza muito tempo e agiliza todo processo. Apesar de gerar pó por conta dos cortes é muito menos desgaste que o processo de retirada do revestimento antigo.

Os carpetes, muito utilizados antigamente principalmente em locais mais frios, também é uma ótima opção de revestimento que pode ser aplicado sobre o piso original.

Sendo assim, ele dá um toque de elegância ao cômodo e modifica o seu apartamento sem precisar de tanta intervenção.

2. Paredes reformadas sem quebradeiras

As paredes, principalmente em locais onde é preciso colocar ou trocar azulejos e cerâmicas, acabam por proporcionar uma verdadeira quebradeira e sujeira na reforma.

Entretanto, assim como no caso do piso, é possível reformar com pouca intervenção as paredes do seu apartamento apenas com revestimentos.

Elas são soluções ótimas, baratas e práticas para reformar seu imóvel, podendo ser escolhidos diferentes modelos para os diversos espaços, dando um aspecto único para o seu apartamento.

* Tijolos em gesso

O uso do tijolo aparente, um revestimento que imita a textura do tijolo à vista, é uma tendência e tem sido cada vez mais utilizado.

Ele possui diversos estilos e pode decorar diversos ambiente, auxiliando na renovação do espaço com pouca intervenção.

3. Integração de ambientes

A integração de ambientes é uma tendência de reformas, principalmente com o intuito de otimizar o espaço do apartamento.

Ela pode ser feita para evitar que portas e outras formas de barreiras interrompam correntes de ar, incidência de luz e circulação de pessoas.

A integração é uma reforma com pouca intervenção e que pode ser feita entre a sala de estar e a cozinha ou entre as salas de estar e de jantar (são as duas integrações mais comuns).

Entretanto, é possível fazer essa integração entre quaisquer ambientes, desde que conte com o auxílio de um profissional qualificado.

Essa reforma com pouca intervenção é ótima para que você possa ter uma visão melhor dos vários espaços do seu apartamento, ideal para quem gosta de fazer reuniões com amigos e aumentar a interação entre as pessoas.

4. Modificação das bancadas

A modificação das bancadas é uma ótima forma de fazer uma reforma com pouca intervenção no seu apartamento, já que elas dão outro ar aos ambientes.

Apesar de algumas bancadas serem de materiais mais resistentes, com o tempo elas desgastam-se (principalmente se o apartamento for antigo), deixando um péssimo visual nos espaços em que estão localizadas.

Sendo assim, é preciso fazer uma modificação dessas bancadas, mas como exigem muita quebradeira, sujeira e o risco de afetar outras estruturas, muitas pessoas não a fazem.

Entretanto, é possível você mudar as bancadas do seu apartamento com pouca intervenção, deixando o tampo antigo e colocando a pedra nova no lugar da velha.

Para isso, é preciso que a pedra nova (do material que você escolher, como granito ou mármore) seja cortada sob medida para o tampo onde será colocada.

A sobreposição da banca com a pedra nova sobre o tampo já existente evita que haja muita quebradeira no ambiente, entulhos da obra e até que os azulejos e paredes do espaço sejam afetadas.

Como você pôde ver, existem algumas formas de fazer reformas no seu apartamento intervindo e modificando muito pouco na estrutura geral.

Esse tipo de obra é ideal para quem odeia o “quebra-quebra”, as sujeiras e os barulhos que reformas com muitas mudanças estruturais exigem.

Gostou do artigo sobre como fazer uma reforma com pouca intervenção no seu apartamento?

Se ficou com alguma dúvida, escreva, comente para que eu possamos ajudá-lo.