Significado das cores: que cor usar em cada ambiente da casa?

quarto_vermelho

Pesquisa encomendada pela AkzoNobel mostra que 73% dos brasileiros acredita que mudar as cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas

Fazer pequenas mudanças nas cores ao redor tem impacto positivo em nossas vidas e o tom do cômodo principal da casa pode deixá-lo mais acolhedor. Uma pesquisa encomendada pela AkzoNobel, detentora da marca Coral, mostra que 73% dos entrevistados brasileiros concorda com essas duas afirmações. Ainda segundo o estudo, 71% acha que repintar a casa é uma maneira de ter um novo começo depois de uma experiência ruim.

Se você está pensando em trocar as cores de casa, veja quais combinam com cada ambiente e as sensações que elas transmitem.

1. Azul

A cor está associada ao poder de acalmar e relaxar, por isso é muito usada em quartos, salas de estar e banheiros. Como transmite uma sensação de amplitude, é ideal para ambientes pequenos. O azul também tem a capacidade de aumentar a produtividade, sendo uma boa opção para escritórios e salas de estudo.

2. Amarelo

É energizante e estimulante. Por criarem um ambiente aconchegante e confortável, as nuances suaves são indicadas para salas de estar e áreas de convivência. Tons mais esverdeados parecem mais frescos e podem trazer energia para espaços comerciais ou ligados à saúde. Os amarelos mais vivos são ótimos para destacar detalhes e dar mais charme ao ambiente.

3. Laranja

Além de transmitir calor e energia, é uma cor ligada ao movimento, à comunicação e à criatividade. Assim, vai bem em escritórios, salas de estudos, de estar e quartos de crianças e adolescentes. Também pode ser usado em cozinhas ou salas de jantar, pois desperta o apetite.

4. Vermelho

Simboliza romance, poder, força e fortuna. Nos interiores, cria ambientes aconchegantes, calorosos e convidativos. Ele dá destaque para as paredes e pode ser usado em um cômodo frio para aquecê-lo.

5. Verde

Transmite harmonia e tranquilidade e é ideal para quartos, banheiros e salas de estar. Símbolo de pureza, equilíbrio e saúde, ainda promove a concentração, sendo indicado para salas de aula e de reunião.

6. Violeta

Ligada à espiritualidade e à sofisticação, fica bem tanto em ambientes internos quanto externos. Os tons mais escuros criam espaços luxuosos por sua aparência “aveludada”. Já os mais claros dão um efeito romântico e delicado.

7. Branco

Associado a coisas positivas como a paz, a calma e a limpeza, é uma tonalidade capaz de ampliar espaços e pode ser usado em áreas externas e internas.

8. Preto

Traz um ar de sofisticação e deixa espaços grandes mais íntimos e aconchegantes. Deve ser usado na medida, para não carregar o ambiente.

9. Neutros

Ligados à elegância e tranquilidade, os tons neutros são os coringas da decoração. São versáteis e dão liberdade para as combinações.

 

Gostou das dicas, vamos fazer uma super pintura em sua casa?

Entre em contato conosco, temos certeza que iremos caprichar na pintura do seu imóvel!

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest