Sofre com goteiras? Saiba como acabar com a infiltração em telhados

Sofre com goteiras Saiba como acabar com a infiltração em telhados

Quando falamos em goteiras, logo vem à mente vários baldes de água espalhados pela sala, na tentativa de amenizar a situação chata pela qual se passa a cada chuva. Mas a verdade é que, por mais que a cena pareça banal para muitos, o problema deve ser tratado o quanto antes para evitar prejuízos maiores.

 

Como acabar com a infiltração em telhados passo a passo

Evitar goteiras é possível

Não existe somente uma única causa para o surgimento de goteiras. Por isso, antes de fazer a prevenção, devemos observar onde elas podem surgir. Alan Dal Pont lembra que a chuva intensa com vento, telhados com inclinação baixa, calhas entupidas e até um vazamento hidráulico são fatores que podem contribuir para o aparecimento desse problema.

“Para evitarmos isso, devemos fazer sempre as manutenções necessárias no telhado, limpando as calhas e, de tempos em tempos, fazendo uma inspeção em todas as telhas para ver se existem furos ou rachaduras”, afirma o arquiteto, acrescentando que essas são apenas algumas das medidas que devem ser tomadas.

 

Como detectar a goteira

No passado, essa pergunta seria até estranha, afinal, basta ver a água pingando pelo teto, certo? Hoje, não é bem assim, já que pode haver goteiras sem que sejam notadas. “Dependendo da intensidade de água que infiltra, certos tipos de forros conseguem fazer a absorção, mesmo que parcial. Alguns exemplos são as lajes, os forros de madeira, o gesso e o gesso acartonado. Mesmo sem haver a goteira propriamente dita, áreas onde a água é absorvida tendem a ficar úmidas e com manchas”, explica o arquiteto.

Após a goteira ser detectada, é preciso resolver o problema para evitar que volte a ocorrer. Alan Dal Pont afirma que umas das primeiras medidas a ser tomada é tampar o local onde entra a água. “Para uma manutenção temporária, podemos utilizar diversos materiais que podem ser encontrados em lojas de materiais de construção. Porém, é recomendado que, posteriormente, a telha danificada seja trocada”, aconselha.

Qual telha escolher?

Não espere cair a chuva forte para começar a se preocupar com aquela velha goteira que sempre aparece. Esse tipo de problema causa infiltrações que, por sua vez, podem gerar problemas estruturais graves. Então, antes que você tenha de fazer uma grande obra para resolver a situação, que tal simplesmente trocar a telha da sua casa?

 

Fonte: Leroy Merlin

A Trena Reformas está aqui para te ajudar e te oferecer as melhores soluções

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest